Quem Somos

Sobre o grupo:

Somos um grupo de discussões referentes a crianças e adolescentes no extremo sul da capital de São Paulo. Integramos a rede nacional de Fóruns DCA e atuamos na região desde 1991. De lá para cá, têm sido animadoras nossas conquistas.


Como são as reuniões:

Nossas Reuniões são um espaço para debates e proposições das questões voltadas à criança e ao adolescente, de forma um defensor e Garantir seus direitos eo Exercício da cidadania. Queremos que o que já foi conquistado nenhum papel se torne realidade! E o melhor, todos podem participar!

História:

Com a promulgação do ECA em 1990, vários entidades, princinpalmente ligadas à assitência social, iniciaram um processo de organização de Fóruns DCA's em todo o Brasil. Em São Paulo, foi organizado o fórum municipal e vários bairros começaram a organizar os fóruns regionais. Na Capela do Socorro as organizações que possuíam convênio de assistencia às crianças e adolescentes já se reuniam mensalmente no auditório da Regional da Capela do Socorro. Em 1991 foi organizado o Fórum DCA da Capela do Socorro a partir dessas reuniões, tendo como finalidade principal a implantaçao do Conselho Tutelar da Capela e divulgação do ECA.



Em 1992 tivemos a primeira eleição dos Conselhos Tutelares em São Paulo, mas que com a eleição de Paulo Maluf para prefeito, necessitou de intensa mobilização para a sua efetiva implantação na cidade.


Em uma reunião do Fórum DCA da Capela, foi decidido um ato de protesto na Administração Regional para que o Conselho Tutelar tivesse condições de funcionamento, pois na época o mesmo funcionava precariamente no CEOC-Centro Ecumênico de Orientação e Convivência na Av. Frederico Reneé de Jaegher, no Rio Bonito. No dia marcado, várias creches levaram as crianças atendidas para a Administração Regional e literalmente ivadiram o préido , O administrador na época, Sr. Enoque, não teve outra saída a não ser assumir por escrito que cederia uma sala com telefone nas dependências da Regional para funcionamneto do Conselho Tutelar.


Outra intensa mobilização do Fórum foi com transformação do presídio de Parelheiros em uma unidade de FEBEM, (atual Fundação Casa). Várias manifestações foram feitas, pois os direitos dos adolescentes infratores eram visilvelmente desrespeitados.


Nos anos seguintes o Fórum se constitui em espaço de discussão e divulgaçao do Estatuto da Criança e Adolescente, luta por vagas em creches e escolas.Em 1996 promoveu um seminário no SESC com o tema " NENHUMA CRIANÇA FORA DA ESCOLA" com a participação de 500 pessoas entre professores, pais, alunos e integrantes das associações da região.


No ano 2000 conseguiu junto ao Ministério Público o afastamento de conselheiros que não cumpriam com suas obrigações, não comparecendo aos plantões do Conselho, delegando o atendimeto a uma secretária, que na verdade exercia o papel de conselheira sem ter sido eleita para tal. Os conselheiros foram afastados do cargo, assumindo os suplentes.


Outra importante conquista foi a implataçao dos Conselhos Tutelares do Grajaú e Parelheiros.

Na última década o empenho do Fórum tem sido intensificado, em luta pro garantia de direitos, representação social, conferências e outrs frentes, mas, estamos reconstruindo sua história, afinal, são 19 anos de lutas e conquistas.

Ajude-nos a recosntruir a memória do Fórum!

Se você fez ou faz parte dessa trajetória, ajude-nos a reconstruí-la! Entre em contato com o blog ou pelo email dacapelafdca@hotmail.com .
Sua participaçao é de extrema importância para que continuemos com a memória do Fórum!

Historae magister vitae!